fbpx

Por quê fazer a rede de água do município em PEAD

28/08/2018 / Por Racaza / Geral

Você sabia que os tubos em PEAD são extremamente resistentes, o que faz com que sejam cada vez mais utilizados em redes de distribuição de água.

Isso é comprovado através de acontecimentos reais, como você lerá abaixo.

Em 1985, a cidade de Kobe, no Japão, foi atingida por um forte terremoto, que destruiu milhões de casas e matou aproximadamente 6.000 pessoas. As tubulações de gás feitas em ferro e aço também foram destruídas, enquanto a maioria das tubulações feitas em PEAD permaneceram intactas. Com isso ficou comprovada a capacidade destes tubos de resistirem a deformações e suportarem impactos.

A cidade de Londres, no ano de 2006, implementou um extenso programa de substituição de suas redes de distribuição de água, através de sua concessionária Thames Water, isso porque metade de suas redes possuíam mais de 100 anos de idade, e outra parte, mais de 150 anos. Esse programa abrangeu uma extensão de 1.600 km de novas redes. Te pergunto, você sabe qual foi o material escolhido para a substituição desas redes? Pois bem, foi o PEAD. Além disso, o PEAD também foi usado em campanhas publicitárias de divulgação do programa e conscientização e educação das pessoas, no combate às perdas de água e uso de tecnologias nas redes de distribuição, isso porque o PEAD apresenta os menores índices de perda de água em redes de distribuição.

Na campanha foi utilizado um cartaz mostrando uma tubulação em PEAD AZUL, no qual estavam descritas as principais vantagens do uso deste tipo de tubulação.

VANTAGENS DO USO DO PEAD

FACILIDADE DE CONEXÃO DOS TUBOS

Devido às suas excepcionais características, os tubos em PEAD são montados com juntas mecânicas rosqueáveis e anel de vedação (não se utiliza cola em toda montagem da rede), eliminando em até 100% a possibilidade de vazamentos, quando corretamente instalado, enquanto que no PVC convencional, a montagem é feita através de adesivo (cola) de 6 em  6 metros. Algumas bitolas dos tubos em PEAD são fabricadas em bobinas de até 200 mts, ou seja, muitos metros de rede sem emenda!

FACILIDADE DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO

A fácil acomodação dos tubos em PEAD às mais variadas superfícies de terreno e  em áreas   que   exijam   instalação em ângulo de até   90º dispensa o uso de conexões e emendas, o  que  não  ocorre  no  PVC convencional, que exige conexões e emendas em situações muito menos críticas, provocando grande perda de carga.

ALTA RESISTÊNCIA AO IMPACTO, CORROSÃO, RESITÊNCIA QUÍMICA E À ABRASÃO

As   características   dos  tubos em PEAD  os   tornam   altamente  resistentes a impactos (inquebráveis), garantindo assim total confiabilidade nas instalações. Já quando utiliza-se PVC convencional é praticamente impossível constatar ruptura  por  impacto ou manuseio sem que a rede esteja ligada.

LEVEZA E FLEXIBILIDADE

maior flexibilidade dos tubos em PEAD reduz consideravelmente os danos causado pelo  golpe de aríete (pressões sobre o tubo pela descontinuidade do fluxo d’água), o que não ocorre com o PVC convencional, que é rígido e tem seu ponto de fadiga a cada 6 metros, nas emendas;

MENOR CUSTO FINAL DA OBRA

O custo final da obra se torna consideravelmente menor pela facilidade de montagem da obra e redução de emendas, assim o tempo gasto na obra é bem menor e a mão de obra envolvida também.

VANTAGENS EM RELAÇÃO AOS TUBOS DE FERRO

Os tubos de PEAD apresentam grande vantagem em relação aos tubos de ferro, porque mesmo quando novos, os tubos de ferro apresentam uma baixa taxa de fluxo interno devido à sua superfície rugosa. Além disso, o polietileno não enferruja, apodrece ou corrói devido a ataques químicos, ação eletrolítica ou galvânica. Como o PEAD apresenta uma maior capacidade de fluxo interno, podem ser usados diâmetros menores de tubos se comparado a tubos de ferro dúctil (reduções de 4 a 15%), o que gera uma economia de material. A superfície l isa dos tubos PEAD também evita o crescimento de bactérias, algas, fungos e ataques biológicos que ajudam a impedir a fluidez e podem causar odores. 

 

 EXCELENTE CARACTERÍSTICAS HIDRÁULICAS (C=150 na fórmula de Hazen-Willians)

Vale salientar, que o município de Porto Alegre, no DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos), está substituindo totalmente suas redes de distribuição de água em PVC por PEAD (Polietileno de Alta Densidade), devido à sua alta resistência a impactos, ou seja, o tubo em PEAD é inquebrável, e também à sua superioridade em relação às pressões de carga de rede. O sistema para entradas das economias é o mesmo utilizado pela CORSAN.

QUANDO PENSAR NO PROJETO DE SUA OBRA, LEMBRE-SE, O QUE DEVE CORRER CANO ABAIXO É ÁGUA, NÃO O SEU DINHEIRO.

Comentários do Facebook

© 2024 - Racaza | Desenvolvido por Tezus